terça-feira, 5 de junho de 2012

Ascensão de Jesus


Ascensão de Jesus

A.j. chiavegato



Adoro imaginação fonte de amor e de verdade, como o humor e a poesia, sem desprezo à filosofia, teologia, por fim, à ciência que prende meus pés no mundo em que vivo e amo. Quando extrapola, a imaginação cai em ridículo. Exemplos: em Loreto anjos baldearam a casa onde vivia a família sagrada de Nazaré pra , em uma noite, em voo fretado, livre de alfândegas de saída e entrada. Não fui a Loreto conferindo autenticidade a solidificar minha , por desinteresse e sem dinheiro como estudante, a pagar as cento lire ao ingresso e mais uma moeda de cinquanta lire para visitar um pequeno arqueológico museu, com o tosco berço de Jesus, fabricado à oficina Ao José, o carpinteiro, o tear de Maria, um guarda-comida, etc. vários instrumentos e uma descabelada vassoura de fibras provenientes dos brejos onde nasce o rio Jordão, nos confins da atual Síria. Não fui também à Terra Santa visitar vestígios de Jesus na terra, apagados por séculos, comércio e religiões em briga, me desculpem, uma matilha de cachorros disputando restos de um morto, não de meu Deus ressuscitado. Por , sim, gostaria visitar o rio Jordão, o lago de Tiberíades, talvez panoramas que coleciono, imagens e águas que fluem em séculos, apesar poluídas por progressos e plásticos dejetos de uma pobre felicidade humana. Por fim, não fui à Palestina fotografar uma colina elevada, plataforma em que ascendeu Jesus evanescido nos longes do céu. Contam, sei se história ou anedota, se pode ver os pés de Jesus, gravados em pedra ao peso do impulso de um corpo diáfano de ressuscitado a subir. Não, meus amigos, não vou ver imagens e crenças fantasmagóricas, delirantes de uma piedosa imaginação. Entre verdades que baseiam nossa vida, considero uma, fundamental, a de Heráclito: tudo passa. Fico com poesia, humor e imaginação, coisas e pessoas que se ascenderam ao céu e que ainda aqui estão que as amo. Ascensão, quem disse que Jesus subiu ao céu e se foi embora? Boato. Gosto de paradoxos, com Chersterton, mestre do paradoxo aos passos de Jesus, para uns loucura, para outros, escândalo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário